Fale conosco no WhatsApp

Auditoria Ambiental - Entenda o que é e os principais tipos

A auditoria ambiental investiga problemas ambientais que
podem estar acontecendo dentro da organização e no seu entorno, além de apontar oportunidades de melhoria de desempenho ambiental. 🌿

Os principais tipos de Auditorias Ambientais são:

1️⃣ Auditoria de Conformidade Legal: verifica se a empresa está em conformidade com as leis e regulamentos ambientais. Ela avalia se a organização está cumprindo as obrigações legais, como requisitos de emissões, gestão de resíduos e monitoramento ambiental, além das condicionantes ambientais;

2️⃣ Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental: avalia a eficácia do sistema de gestão ambiental de uma organização. Ela verifica se os procedimentos, práticas e controles implementados estão em conformidade com os requisitos de um padrão específico, como a norma ISO 14001.

3️⃣ Auditoria de Desempenho Ambiental: avalia o desempenho ambiental da organização em relação a metas, objetivos e indicadores estabelecidos internamente. Ela abrange áreas como uso eficiente de recursos, redução de emissões, gestão de resíduos e conservação da biodiversidade.

4️⃣ Auditoria de Fornecedores: avalia a conformidade ambiental dos fornecedores de uma organização. Verifica se os fornecedores seguem boas práticas ambientais, cumprem regulamentações e atendem aos padrões exigidos.

5️⃣ Auditoria de Due Diligence Ambiental: realizada durante processos de fusões, aquisições ou investimentos para avaliar os riscos e obrigações ambientais da empresa alvo. Ela verifica a existência de passivos ambientais significativos, problemas de conformidade ou outras questões que possam afetar o valor do negócio.

✅ A Ambiética Assessoria Ambiental tem uma equipe competente e preparada para planejar e executar uma auditoria ambiental em sua empresa.

Somos certificados ISO 9001 e ISO 14001 ✅

Contato:
Rio Grande do Sul (51) 3279-8161
Santa Catarina (48) 9.9186-3182

Deixe seu comentário:

Confira também:

03 de Setembro - Dia do Biólogo

14 de Outubro - Dia Internacional para Prevenção de Desastres Naturais

3 vantagens trazidas pelo Inventário de Gases do Efeito Estufa