Fale conosco no WhatsApp

O papel estratégico da sustentabilidade para os negócios

A sustentabilidade é uma estratégia importante para qualquer negócio, independentemente do setor de atuação. Ela deve ser considerada como um diferencial competitivo de mercado. A sustentabilidade não é alcançada com uma única ação, mas sim com um modelo de negócio sustentável, no qual todas as operações e parcerias estão alinhadas com essa visão. Porém, muitas empresas ainda não entenderam que a sustentabilidade deve ser integrada ao cotidiano e às diretrizes estratégicas do negócio, e não somente ter um departamento específico para lidar com essa questão.

 

Ao implementar a sustentabilidade em uma empresa, é importante criar um diálogo com os stakeholders, como clientes, fornecedores, investidores, credores, comunidades do entorno e funcionários, para descobrir as expectativas e necessidades dessa rede. Isso pode trazer considerações importantes para as ações de sustentabilidade. Vale ressaltar que clientes, fornecedores e consumidores consideram a sustentabilidade como fator diferencial para o estabelecimento de parcerias comerciais.

A sustentabilidade garante benefícios como a valorização da imagem da empresa, a redução de custos, a redução dos impactos no meio ambiente e a melhoria dos processos administrativos. Além disso, empresas que não adotarem a sustentabilidade estão fadadas ao desaparecimento, principalmente as pequenas e médias empresas, pois a sustentabilidade será um fator ainda mais criterioso para as relações comerciais e empresariais. As grandes empresas já possuem uma rígida orientação e exigência a seus fornecedores para práticas sociais, ambientais e de governança.

 

A sustentabilidade deve ser vista como uma oportunidade para novos negócios, e as empresas que a adotarem poderão ter vantagens competitivas no mercado. É fundamental que as empresas façam um mapeamento da posição no mercado e vejam como podem contribuir na definição de metas ou programas de sustentabilidade. A sustentabilidade será um fator cada vez mais importante para a sobrevivência e o crescimento das empresas no futuro.

Deixe seu comentário:

Confira também:

03 de Setembro - Dia do Biólogo

14 de Outubro - Dia Internacional para Prevenção de Desastres Naturais

3 vantagens trazidas pelo Inventário de Gases do Efeito Estufa