FLORA E FAUNA

 FLORA E FAUNA

 

           A empresa atua na elaboração de laudos de fauna e flora, além de monitoramento dos impactos ambientais. Os estudos realizados pela Ambietica permitem qualificar e quantificar as espécies presentes num determinado ambiente, de forma a garantir a aplicação da legislação ambiental pertinente. Através da identificação de espécies animais e vegetais evidenciam-se as potencialidades e fragilidades dos empreendimentos.

  

          As florestas, entendidas como determinado tipo de formação vegetal, têm a função de contribuir para a manutenção das condições vitais de existência da vida (conservação dos solos, fertilidade natural dos solos, qualidade e quantidade dos recursos hídricos, regularização térmica, biodiversidade, entre outros). A floresta é um elemento do ecossistema (elo de uma cadeia ambiental) extremamente frágil em seu equilíbrio natural. Possui estágios de desenvolvimento/maturação ecológica que culmina no estágio clímax onde o equilíbrio se dá na forma em que o que a floresta retira do ecossistema é exatamente o que ela devolve. 

 

          A evolução biológica de uma floresta (“envelhecimento”) se dá via diferentes grupos sucessionais (pioneiras, secundárias iniciais, tardia I e II, e clímax). Cada grupo sucessional possui suas próprias características quanto à composição florística, competição por luz, água, nutrientes e espaço, estratificação do dossel, importância ecológica das espécies, processo natural de construção da mata.

 

          Os estudos realizados pela empresa visam compreender as relações ecológicas com o desenvolvimento de uma região.

 

                       


          O conhecimento da fauna local e regional tem grande importância para a implantação de novos empreendimentos, bem como para a garantia da devida sustentabilidade ambiental.

 

         A identificação, registro e compreensão das relações ecológicas das espécies da fauna silvestre ocupam grande importância em tempos de alterações climáticas.

 

          Neste contexto a empresa realiza estudos e elabora laudos de fauna e flora, identificando as espécies presentes numa determinada área ou região.

 

          Os estudos consideram as disposições da legislação pertinente, em especial àquelas inseridas no Decreto Estadual nº 42.099, de 31 de dezembro de 2002.